Vez ou outra ficamos discutindo como saber se um Whisky é falso ou verdadeiro. Fiz uma extensa pesquisa e cheguei a conclusão que deveria compartilhar com voces.
Cultura inútil: Então, se voce ainda vai degustar um belo Johnny Walker é bom seguir as dicas abaixo.
Nao sei se as dicas servem para outros Whiskys escoceses (também chamado de Scotch) ou Whiskeys americanos (a bebida proveniente dos EUA é escrita acrescida de um "e" e também chamada de Bourbon). E no Brasil se escreve Uisque mesmo.
Chega de nomes, vamos ao que interessa:
PROVAS FÍSICAS
Passo 1: Olhe dentro da garrafa, pela parte traseira. Atrás do rótulo principal tem que haver um número de série do produto. As vezes é dificil achar este número, nao desanime. Coloque a garrafa contra a luz que voce vai achar o numero impresso, ou não.
Passo 2: Dentro da caixa do Whisky existe um número de série impresso nela.
Passo 3: Verifique se o Selo do IPI esta intacto, e o mesmo tem que ser envolvido por um lacre de Segurança da DIAGEO. Se não estiver assim, o produto é falso ou contrabandeado.
Passo 4: Verifique se o produto tem dosador, pois pela Legislação Brasileira os produtos destilados devem vir com ele.
Se seu Whisky passou por essas 4 provas provavelmente ele é verdadeiro. Mas tem outra categoria de provas que voce pode usar.
"TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO"
Passo 5: Pegue uma caneta e de um leve toque na garrafa com ela, depois balance o Whisky e de novamente uma batitinha com a caneta nele. Se o primeiro toque tiver um som agudo e o segundo um som mais grave/abafado o Whisky é original.
Passo 6: Balance a garrafa bem, se as bolhas e a espuma sumirem rápido, o produto é original.
Passo 7: Coloque um pouco da bebida num conta gotas e pingue no olho. Se arder é verdadeiro.
Outras dicas: Whisky barato é falsificado, não compre gato por lebre. Sempre quando possível compre no "free shopping" ou peça para seu parente querido ou um amigo para comprar pra voce na chegada ao Brasil, se não compre num supermercado de confiança. Por favor, ignore a dica 7, é brincadeirinha...
Nenhum comentário:
Postar um comentário